Valença debateu a Educação, Diversidade Interculturalidade e Cidadania

CM Valença 15 de Novembro, 2023 0

Valença debateu a Educação, Diversidade Interculturalidade e Cidadania

Valença recebeu o seminário “Educação Diversidade Interculturalidade e Cidadania”, esta quinta-feira, 15 de novembro, no auditório do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho.

Ao longo do seminário foram apresentados os dois projetos de Valença focados, sobretudo, na integração de imigrantes, o Qualifica e o Ambientaliza-te+, dinamizados pelo Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho.

O projeto Qualifica conta, atualmente, com 350 alunos, de 31 nacionalidades, distribuídos por 8 turmas de iniciação à aprendizagem do português e uma turma de aprofundamento dos conhecimentos da língua portuguesa.

O projeto Ambientaliza-te+, também, se dinamiza no Agrupamento de Escolas e desenvolve, entre outras áreas, um trabalho de acolhimento, acompanhamento e integração dos jovens alunos, oriundos de outros países, que chegam à escola.

O número de alunos a frequentar os vários níveis de ensino do Agrupamento de Escolas, oriundos de outros países, é de 365 representativos de 27 nacionalidades diferentes, a grande maioria é do Brasil, seguidos da Argentina , Espanha, Índia, França, Colômbia, Marrocos.

Na abertura do seminário a vice-presidente da Câmara, Ana Paula Xavier, salientou a importância deste seminário decorrer no Agrupamento de Escolas, o espaço onde primeiro se sentem as realidades do multiculturalismo e onde há necessidade de intervir com políticas e ações facilitadoras da integração.

No total foram seis intervenções presenciais e on-line que analisaram as diversas dinâmicas facilitadoras de uma boa integração da comunidade imigrante no concelho, apresentando exemplos dos programas que estão a ser dinamizados em Valença e no resto do país.

Este seminário decorreu no âmbito do projeto AMAM – Rede de Apoio a Migrantes no Alto Minho que está a ser dinamizado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e cofinanciado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI).

A iniciativa partiu da Câmara Municipal de Valença, em parceria com a CIM Alto Minho e a Logframe.