Valença Debateu o Alzheimer
A Antiga Alfândega de Valença acolheu a segunda edição das Conversas em Torno da Mente, este ano, dedicada ao Alzheimer, esta sexta-feira, 20 de setembro.
Com esta jornada, Valença assinalou o Dia Mundial do Doente Alzheimer com um auditório cheio de interessados em ouvir especialistas portugueses e espanhóis.
A vice-presidente da Câmara Municipal, Ana Paula Xavier, abriu o evento e destacou a importância de trazer para o debate, entre técnicos, instituições e a comunidade em geral, tão importante temática que em algum momento da vida toca a praticamente todas as famílias.
As intervenções estiveram a cargo dos especialistas portugueses e espanhóis: Eduardo Carqueja, Presidente da Delegação Regional do Norte da Ordem dos Psicólogos, Mercedes Marinõ, Diretora dos Serviços de Psiquiatria da ULSAM, Orlando Antunes, Diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Viana do Castelo e Juan Carlos Rodriguez e Maxi Rodriguez da Associacion Afaga Alzheimer de Espanha. A partilha de conhecimentos, de experiências, de boas práticas de atuação, que direitos e apoios sociais podem corresponder às pessoas com demência e às suas famílias foram as grandes linhas mestras de todas as intervenções.
Em análise esteve, também, o Alzheimer, como uma das mais comuns formas de demência que com o expectável envelhecimento populacional se coloca como um dos grandes desafios para a sociedade atual e a saúde pública.
A apresentação das conclusões esteve a cargo de Marlene Condessa, Coordenadora da Unidade de Cuidados na Comunidade da ULSAM.
A iniciativa partiu da Câmara Municipal de Valença e enquadrou-se no Plano Desenvolvimento Social de Valença.