Valença Presente na Cerimónia de Contratualização dos Apoios para Reparação dos Danos Provocados pelas Intempéries
23 de outubro, 2023
O Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, esteve hoje presente, na cerimónia de homologação do contrato programa com a Direção Geral das Autarquias Locais – DGAL, e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte – CCDRN relativo à reparação dos danos provocados pelas cheias e inundações ocorridas nos meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023 em Valença.
O ato contou com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e decorreu nas instalações da CIM Alto Minho em Ponte de Lima, no âmbito da contratualização dos apoios aos municípios da Região Norte para a reparação dos danos em infraestruturas e equipamentos municipais provocados pelas cheias e inundações.
A comparticipação financeira ao Município de Valença alcança 1,675 milhões de euros, possibilitando a intervenção na Fortaleza de Valença, na Ecopista do Rio Minho e na rede viária municipal, além de outros equipamentos municipais.
Ana Abrunhosa reiterou que a recuperação da Muralha da Fortaleza de Valença será financiada a 100%, somando o apoio do fundo de salvaguarda do Património Cultural à comparticipação financeira referida anteriormente, e disse que “estamos a servir mal quando demoramos oito ou nove meses. Venho aqui dizer-vos isso e lamento muito que se tenha demorado tanto tempo”. Agradeceu também a paciência dos autarcas mas admitiu que o “calvário” ainda “não acabou”.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Valença, “este apoio finaceiro é fulcral para podermos avançar com a resolução dos danos provocados pelas intempéries, que tantos prejuízos causaram em Valença, mas o Município terá que assumir mais de 40% dos custos, resultando num esforço adicional significativo”.
Recorde-se que o apoio financeiro do Governo para o Alto Minho cifra-se em 4,5 milhões de euros.