Viver

Cultura

50 anos do 25 de Abril

Valença vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril com um amplo programa comemorativo que se desenvolve durante todo o mês de abril. A 12 de abril arrancam as atividades evocativas dos 50 anos da Revolução dos Cravos.

Circuito de arte pública, assembleia de jovens, liberdade sem fronteiras, feira do livro, concertos, sessão solene, testemunhos e memórias da repressão, em Valença, contados na primeira pessoa e sentir abril nas escolas são algumas das atividades que marcarão este mês.

As comemorações serão dinamizadas pela Câmara Municipal e apresentam um programa amplo e transversal a todas as gerações que pretende evocar esta data marcante para a democracia portuguesa.

A primeira atividade decorrerá na semana de 12 a 19 de abril com a segunda edição do Circuito de Arte Pública de Valença. A edição deste ano terá por temática a liberdade e a participação e acrescentará três novos elementos artísticos ao Circuito de Arte Pública que Valença está a criar.

No sábado, dia 14, às 18h00, o Pavilhão Multiusos recebe o concerto “Nas asas da liberdade com música”, a cargo dos Coros e Orquestra da Academia de Música da Fortaleza de Valença. Para celebrar a liberdade vão-se rever as músicas de intervenção que contribuíram para mudar o futuro de Portugal.

A 17 de abril Valença convida os jovens para virem aos Paços do Concelho à Assembleia Jovens de Abril, um espaço de liberdade, de participação cívica, onde todos são convidados a vir e a expressar a sua opinião.

A 17 de abril, vai decorrer no Agrupamento Muralhas do Minho uma atividade dirigida aos imigrantes residentes em Valença onde ficarão a conhecer, um pouco mais sobre a história do 25 de abril e os valores da liberdade.

Entre 23 e 27 de abril o Jardim Municipal será o palco para a Feira do Livro. As mais recentes novidades editoriais, lançamento de livros e concertos proporcionarão 5 dias enriquecedores com uma ampla programação cultural.

Nas vésperas do feriado, a 24 de abril, às 22h00, o Jardim Municipal será o palco para os concertos de Alma Nostra e Luar do Minho. As mais emblemáticas composições de época, da música de intervenção, serão revisitadas por estes dois grupos.

A 25 de abril, pelas 9h30, decorrerá a sessão solene evocativa do 25 de Abril, nos Paços do Concelho, com intervenções dos presidentes da Câmara e Assembleia Municipal, bem como de representantes de todas as forças políticas com representatividades nos órgãos autárquicos do concelho. Durante a tarde, a partir das 16h30, decorrerá uma visita guiada ao centro histórico, pelos espaços da repressão que marcam as memórias dos valencianos. Uma visita que contará com testemunhos na primeira pessoa.

A 26 de abril, sexta-feira, a partir das 22h00 será a vez dos 6tàs9 subirem ao palco do Jardim Municipal e cantarem abril com a maestria que nos habituaram a revisitar as composições emblemáticas da música de intervenção.

Sábado, 27 de abril, às 22h00, sobe ao palco do Jardim Municipal o Maestro Vitorino d’Almeida acompanhado por Pedro Emanuel Pereira, num concerto especial dedicado à Revolução dos Cravos que encerrará as comemorações dos 50 anos em Valença.

Ao longo deste mês de abril, o Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, está a trabalhar a temática “Sentir Abril – 50 Anos do 25 de Abril” com um amplo leque de atividades, transversal aos vários níveis de ensino.

  • Exposição Cartazes do 25 de Abril

25 de Abril de 1974 (PT)

[Formato . pdf - 995 KB]

 

Menu de Navegação