
Valença Assinalou o Dia Internacional do Património Imaterial
Valença assinalou o Dia Internacional do Património Imaterial no passado dia 17 de outubro, com várias atividades na escola sede do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, subordinadas ao tema vozes e imagens do património imaterial galego-português.
Das atividades destacou-se a inauguração da exposição “Imagens do Património” constituída por trabalhos realizados pelos alunos no âmbito do concurso “Imagens do Património”, promovido pela Ponte…nas ondas.
Seguiu-se a conferência “Afinal… o que é património cultural imaterial?”, onde foi abordado o conceito de património cultural imaterial (PCI) e onde estiveram alunos e professores da escola sede. A conferência contou com intervenções do antropólogo Álvaro Campelo, da professora Lourdes Carita, da técnica de museologia do Núcleo Museológico de Valença e do músico Augusto Canário.
O vereador da Educação da Câmara Municipal, Arlindo Sousa, acompanhou as diversas atividades destacando que Valença está a desenvolver um interessante trabalho na inventariação, estudo e preservação do património imaterial do Concelho que já levou à classificação da Feira dos Santos. A Câmara Municipal submeteu já, também, a candidatura do Lanço da Cruz e tem outros valores patrimoniais de interesse para PCI em perspetiva.
Com estas ações pretendeu-se sensibilizar a comunidade escolar de Valença para a importância do património cultural imaterial, aproveitando a primeira celebração global do Dia do Património Cultural Imaterial.
A iniciativa partiu da Associação Cultural “Ponte nas Ondas” e contou com a colaboração da Câmara Municipal de Valença e do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho.