
Centro Cultural de Verdoejo Inaugurado
O antigo anfiteatro de Verdoejo renasceu, este domingo, como Centro Cultural de Verdoejo — um espaço revitalizado que honra a memória coletiva e projeta o futuro cultural da freguesia.
Ao longo de três décadas, este emblemático equipamento foi palco de manifestações artísticas e identitárias, tornando-se símbolo do dinamismo cultural local. Hoje, assume uma nova centralidade, com condições renovadas e capacidade reforçada para acolher a criação, a fruição e a partilha cultural entre gerações.
Com um investimento global de cerca de 250 mil euros, a intervenção conferiu ao espaço novas valências, tornando-o mais funcional, inclusivo e adaptado às exigências atuais. A estreia do novo ciclo fez-se com as vozes do Coral Polifónico de Verdoejo, um símbolo dos valores artísticos da terra.
Na sessão inaugural, José Manuel Carpinteira, Presidente da Câmara Municipal de Valença, sublinhou: “Esta é a casa da memória, da criação e da esperança. A cultura não é um luxo, é um direito. Verdoejo é, talvez, a freguesia que mais investe, promove e vive a cultura. A Câmara Municipal continuará a apoiar, numa estratégia clara de valorização e coesão territorial entre todas as freguesias valencianas.”
Para José Roda, Presidente da Junta de Freguesia de Verdoejo: “Trinta anos após a construção do nosso anfiteatro, hoje concretiza-se um sonho antigo: o de termos um equipamento cultural de excelência, ao serviço da comunidade local e concelhia.”
O renovado Centro Cultural de Verdoejo dispõe de um auditório com mais de 200m², antecâmara, dois camarins e instalações sanitárias, estando plenamente preparado para acolher espetáculos, ações formativas, conferências e atividades de promoção cultural e patrimonial.
Este novo equipamento será um importante motor de dinamização da freguesia, ao serviço dos seus agentes culturais, movimentos associativos e da comunidade em geral, proporcionando, também, a ligação entre cultura, natureza e património, através da criação de novas dinâmicas e vivências locais.
A obra foi promovida pela Junta de Freguesia de Verdoejo, com financiamento da Câmara Municipal de Valença e apoio do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 (PDR 2020), através da ADRIMINHO.