
ESCE Celebrou 24 Anos de Ensino, Inovação e Compromisso com o Futuro da Região
A Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença (ESCE-IPVC) assinalou ontem, dia 12 de novembro, o seu 24.º aniversário, reafirmando o compromisso com o ensino de excelência, a inovação e o desenvolvimento sustentável da região transfronteiriça.
Com quase um quarto de século de percurso, a ESCE Valença tem-se afirmado como um centro de referência no ensino superior, na investigação aplicada e na ligação estreita ao tecido empresarial. A cerimónia comemorativa reuniu estudantes, docentes, antigos alunos e parceiros institucionais, num momento de reconhecimento do trabalho desenvolvido e de projeção para o futuro.
O programa teve início com o “Caminho da ESCElência”, que distinguiu os melhores estudantes de cada curso do último ano letivo. Seguiu-se a sessão solene, que contou com intervenções do Diretor da ESCE-IPVC, do Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), do Presidente da Câmara Municipal de Valença e do Vice-Presidente da Associação de Estudantes.
Na sua intervenção, José Manuel Carpinteira, Presidente da Câmara Municipal de Valença, destacou os investimentos estruturantes que estão a consolidar o papel do ensino superior no concelho. Entre eles, salientou-se a nova Residência Académica de Valença, um investimento de 2,5 milhões de euros, já em funcionamento neste novo ano letivo, e a requalificação do edifício da ESCE, num montante de 750 mil euros.
“Estes investimentos representam mais do que obras físicas. São um sinal claro do compromisso do Município com o conhecimento, a juventude e o futuro de Valença. Queremos continuar a reforçar a ligação entre a ESCE e o tecido empresarial da Euro-Região Galiza–Norte de Portugal, para que o talento formado nesta escola se traduza em inovação, empreendedorismo e desenvolvimento para o território”, sublinhou o autarca.
As comemorações terminaram com uma atuação vibrante da TUNESCE, a tuna académica da escola, num momento de celebração do espírito académico e da identidade da instituição.



