
Eurocidade Evocou 40 Anos de Integração Europeia Pedindo mais Europa Aqui
A Eurocidade Tui Valença evocou os 40 anos de integração europeia, ontem, 9 de abril, com a iniciativa “As Praças da Europa”, na Corredera, em Tui.
“A Europa, em Valença e Tui, faz-se com mais Europa aqui” esta foi a grande mensagem que José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença, deixou perante uma praça cheia de valencianos e tudenses, de vários organismos locais, nacionais e europeus e com a presença de Lucas González, diretor da representação da Comissão Europeia em Espanha, Sofia Moreira, diretora da representação da Comissão Europeia em Portugal e Susan Steele, diretora da Agência Europeia de Controlo das Pescas.
José Manuel Carpinteira destacou, ainda, a necessidade de avançar numa maior integração europeia, sobretudo, em áreas chave, para as populações raianas, como é o caso da área da saúde. O autarca valenciano destacou, ainda, a mobilidade como uma das grandes conquistas da Europa, para as terras de fronteira, o que permitiu reforçar a cooperação, a interconetividade e o desenvolvimento económico e social. Avanços que, hoje se espelham, nas duas cidades, ligadas por uma Eurocidade que dá o resguardo a um reforço de cooperação, nas mais diversas áreas de ação municipal. Um trabalho que se aprofunda com o resguardo da Europa.
Esta iniciativa teve por objetivo destacar o papel dos municípios de Valença e Tui na promoção dos valores europeus, explicando como a União Europeia apoia projetos de desenvolvimento local.
A iniciativa contou, ainda, com intervenções de diversos agentes do território ligados às intervenções da União Europeia na região.