
Exposição de Presépios Voltou a Espalhar o Espírito do Natal em Valença
O espírito do Natal voltou a ganhar forma e significado em Valença, através de uma exposição coletiva de presépios que aliou tradição, criatividade e identidade local. A iniciativa contou com a participação ativa das diversas associações e coletividades do concelho.
A Avenida da Estação voltou, assim, a acolher esta mostra, composta por 33 instalações artísticas, recorrendo a diferentes materiais, técnicas e linguagens criativas, refletindo a identidade, o espírito comunitário e a dedicação do movimento associativo valenciano.
De destacar, ainda, o já emblemático presépio de troncos em tamanho real, instalado junto à rotunda da Trapicheira. Com cerca de cinco toneladas, voltou a afirmar-se como um dos locais mais visitados e fotografados por valencianos e visitantes.
Composto por oito figuras esculpidas em madeira de plátano, com uma altura média de 2,5 metros, o conjunto representa o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José, os Reis Magos, o burro e a vaca. Cada peça foi cuidadosamente talhada à moto-serra pelo artista António Nunes.
A complementar esta instalação, destaca-se, igualmente, a maior estrela-guia de Portugal, com 12 metros de diâmetro, totalmente iluminada.
O Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira expressa um profundo reconhecimento e agradecimento a todas as associações, coletividades e participantes que tornaram possível esta exposição coletiva. “O empenho, a criatividade e o espírito de colaboração demonstrados foram determinantes para o sucesso da iniciativa, contribuindo para a valorização das tradições, para o fortalecimento do associativismo local e para a promoção de um Natal vivido com identidade, partilha e sentido comunitário”.



