
Fortaleza de Valença Recebeu Noite Mágica com António Orozco, Rita Rocha e o Projeto Inclusivo Caixason
A Fortaleza de Valença viveu uma noite verdadeiramente mágica, com as emblemáticas Cortinas de São Francisco a servirem de palco a um espetáculo inesquecível que uniu inclusão, talento e emoção.
A abertura da 13.ª edição do IKFEM – Festival Tui-Valença ficou marcada pelas atuações de CaixaSon, Rita Rocha e António Orozco, perante um público rendido.
O grupo CaixaSon protagonizou um momento comovente e inspirador, com uma atuação que celebrou a inclusão e a diversidade através da música. Este projeto pioneiro reúne pessoas com deficiência da APPACDM de Valença, migrantes, refugiados, elementos do coro da Universidade Sénior de Valença e cidadãos em risco de exclusão da Eurorregião Galiza–Norte de Portugal, sob a direção de Macarena Montesinos, Su Garrido e Francisco Borro.
A jovem cantora Rita Rocha juntou-se ao espetáculo com a sua voz fresca e poderosa. A sua atuação emocionou o público e reforçou o seu estatuto como uma das grandes promessas da nova música portuguesa.
A encerrar a noite, António Orozco brindou Valença com músicas emotivas, conquistando uma plateia que acompanhou em uníssono os seus maiores êxitos.
Visivelmente emocionado, o artista espanhol não poupou elogios: “Gostaria de felicitar a cidade de Valença por fazer estas coisas”, referindo-se ao projeto CaixaSon e à envolvência única da Fortaleza.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, “O IKFEM é, sem dúvida, um marco de qualidade da programação cultural, já com uma enorme dimensão transfronteiriça, que valoriza e projeta o nosso território”.
O grupo CaixaSon é composto por Santiago Lorenzo, José Manuel de Magalhães, José Antonio Feijoo, María José Martínez, David Gómez, Iván Villa, Santiago González, Paulo André Romeu, Bruno Miguel Araújo, Bárbara Alexandra Soares, Helena Pereira, Sandra María Fernández, Hilaria Dantas, Rodrigo Fonseca, María Lourdes García e Laurinda Pinto Neves.



