
IIº Congresso Internacional de Educação da Eurocidade Debateu os Desafios da Educação
Os auditórios da ESCE Valença e do Teatro Municipal de Tui acolheram, nos dias 30 e 31 de janeiro, o II Congresso Internacional de Educação da Eurocidade, reunindo responsáveis institucionais, especialistas e profissionais da educação de Portugal e de Espanha.
Subordinado ao tema “Educação e Valores”, o congresso promoveu a reflexão sobre os desafios atuais e futuros da educação, com especial enfoque no impacto da inteligência artificial e no papel da escola na formação de cidadãos conscientes, éticos e participativos.
Na sessão de abertura, o Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, sublinhou que “este congresso lança desafios ao território e à comunidade educativa, colocando a educação no centro do debate da Eurocidade”.
O programa contou com a participação de oradores de reconhecido prestígio internacional, entre os quais António Sampaio da Nóvoa, António Bolívar, Marco Bento, Florêncio Luengo, María del Carmen García e Jorge Américo, bem como a apresentação de projetos educativos desenvolvidos por escolas da linha transfronteiriça, com destaque para a experiência “Escolas Bilingues”, de Valença.
O Vereador da Educação, Arlindo Sousa, destacou que “a educação é um investimento estratégico para o futuro do território, sendo fundamental reforçar a cooperação transfronteiriça e aproximar a investigação da prática educativa”.
O congresso reafirmou o papel da Eurocidade Tui.Valença como espaço de cooperação e reflexão, afirmando a educação como eixo central do desenvolvimento humano e social.
O II Congresso Internacional de Educação da Eurocidade foi promovido pelo Centro de Formação Vale do Minho, Projeto Atlântida, Câmara Municipal de Valença e Concello de Tui, com a colaboração de diversas entidades nacionais e internacionais.



