Conteúdo

O Desfile com Carro de Bois da Desfolhada de Cerdal

Entre Vinhos e Petiscos

20 de outubro de 2019
Valença proporcionou a oportunidade de rever, ao vivo, o carro de bois, carregado de palha, seguido pelo cortejo da desfolhada. Tudo como antigamente, no âmbito da festas da Desfolha de Cerdal, no último fim de semana de 19 e 20 de outubro.
     A Desfolhada Tradicional de Cerdal foi uma festa para avivar memórias, relembrar tradições e provar os vinhos novos acompanhados de bons petiscos.

A Desfolhada, a Tradição do Outono em Valença
    As festas das colheitas tem nas desfolhadas uma das tradições familiares e de vizinhos mais marcantes nas comunidades rurais de Valença. 
    O ambiente agrícola / festivo, com o ritual do ciclo da colheita e armazenamento do milho foi o motivo para um encontro de gerações em Cerdal, no fim de semana.
     Os carros de bois carregados de milho, a eira, a desfolhada, as concertinas e as desgarradas proporcionaram festa rija.  A procura da espiga rainha foi grande. Manda a tradição que quem a encontrar tem de roubar um beijo  a uma donzela e se aparecer uma espiga com “filhos” acender uma vela e colocar a espiga numas alminhas, que se encontrem num cruzamento de caminhos, para espantar os maus espíritos.
    Na desfolhada não faltaram os  bardeiros e até uma meda para compor o cenário e o espigueiro para guardar as espigas e fechar o ritual.

Bons Vinhos Novos e Petiscos 
    Esta foi a oportunidade para provar os vinhos novos. A gastronomia marcou presença com o arroz de sarrabulho e rojões e os petiscos como o presunto, a broa, o chouriço e o bolo do tacho, entre tantos outros.

    A Desfolhada foi uma iniciativa da Câmara  de Valença e do Grupo Cultural e Recreativo “Os Camponeses Minhotos” de Cerdal e conta, ainda, com a colaboração da Junta de Freguesia de Cerdal e de várias associações e juntas de freguesia do concelho.

Adicionar comentário