
Tertúlia “Conversas na Feira”
A sede do Grupo “Os Camponeses Minhotos” de Cerdal, encheu, na passada noite de 25 de outubro, na segunda edição das Tertúlias “Conversas na Feira”, este ano subordinadas ao tema “Entre petiscos e desgarradas!”.
Tantas memórias, testemunhos e recordações foram lançados ao debate pelos intervenientes diretos na tertúlia, nomeadamente, Joaquim Cachadinha da Tasca “Quim Cachadinha”, Rui Gomes da Comissão de Festas de São Pedro da Torre e a Duartina d‘ Os Camponeses Minhotos. A moderação esteve a cargo do historiador Narciso Serra e do Padre Gonçalo do Vale, da Paróquia de Cerdal.
O Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, marcou presença na tertúlia e na sua intervenção destacou que “Cerdal e Valença estão orgulhosos da Feira dos Santos e do seu título de Património Imaterial de Portugal, mas conscientes, também, do sentido de responsabilidade redobrado de perpetuar e valorizar este legado transmitindo e atraindo as jovens gerações para o evento”. No ato esteve, também, presente o Vereador Arlindo Sousa.
A Feira Anual dos Santos de Cerdal está classificada como Património Cultural Imaterial de Portugal desde 2023, pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), no domínio das práticas sociais, rituais e eventos festivos, na categoria das festividades cíclicas.



