
Valenciano Hernâni Oliveira Apresenta “Coexistências Transtemporais” na Loja de Turismo de Valença
A Loja de Turismo de Valença acolhe, de 2 a 30 de novembro, a exposição de fotografia “Coexistências Transtemporais”, da autoria do valenciano Hernâni Oliveira.
Este projeto, intitulado “Coexistências Transtemporais – Estudo fotográfico sobre a paisagem e a cartografia das linhas de defesa do Alto Minho”, resulta de um aprofundado trabalho de investigação e observação da relação entre o tempo e a paisagem minhota, onde se cruzam memórias, territórios e marcas históricas.
Hernâni Oliveira regressa à sua terra natal com uma seleção de obras que refletem um percurso de estudo, dedicação e paixão pelo Alto Minho, propondo uma leitura visual que celebra a fotografia enquanto ferramenta de descoberta e interpretação do território.
A exposição revisita as plantas militares desenvolvidas por Manuel Pinto de Vilalobos no início do século XVIII, explorando os territórios que este cartografou — com especial destaque para as povoações fortificadas ao longo do rio Minho. Nesta perspetiva, a paisagem é assumida como um palimpsesto vivo, onde diferentes épocas coexistem e se sobrepõem em camadas que revelam permanências, contrastes e transformações.
A mostra estará patente na sala “Valença, Artes e Ofícios”, um espaço dedicado à promoção da identidade cultural local e dos seus criadores, convidando o público a descobrir a essência da comunidade valenciana através da arte.
A exposição pode ser visitada diariamente, de segunda a domingo, entre as 9h00 e as 12h30 e das 13h30 às 17h00, na Loja de Turismo de Valença.



