Serviços On-line
GESTÃO DA QUALIDADE
Política da Qualidade do Município de Valença
A Câmara Municipal de Valença tem como missão dinamizar as forças locais e regionais, sociais e económicas, de forma a promover continuamente o desenvolvimento do Município de Valença e a aumentar a qualidade de vida dos Valencianos, bem como a prossecução do interesse público no respeito pelo direito dos cidadãos, observando-se o princípio da eficácia, da igualdade e desburocratização, o aproveitamento eficaz e racional dos meios disponíveis, melhorando a qualidade dos serviços prestados às populações.
A concretização desta missão passa pela aposta em serviços de qualidade em todas as áreas de intervenção da autarquia e na utilização sustentada das melhores praticas existentes.
A modernização administrativa dos serviços públicos é considerada fundamental para construir um modelo de excelência dos serviços municipais e considerar a Câmara Municipal de Valença uma referência de qualidade na região do Alto Minho. Esta modernização contínua dos serviços passa essencialmente pelo acompanhamento e introdução de novas formas de gestão e organização do trabalho, pela delegação mais alargada e consequentemente, pela maior responsabilização da sua estrutura de funcionamento, promovendo essencialmente uma aproximação entre o Executivo e os munícipes.
As áreas abrangidas pelo Sistema de Gestão da Qualidade da Câmara Municipal de Valença, têm como Política da Qualidade assegurar:
• Planificar, desenvolver e otimizar permanentemente os seus processos, atividades e serviços, de modo a assegurar melhorias contínuas na produtividade e qualidade com a correspondente redução de custos;
• Uniformizar todas práticas de forma a prestar um serviço padronizado de qualidade aos seus munícipes;
• Medir a qualidade do serviço com vista ao aperfeiçoamento do seu desempenho;
• Assegurar a formação e promoção da sensibilização dos seus funcionários, de forma a que estes se sintam parte integrante da qualidade da autarquia;
• Avaliar as expectativas dos munícipes, de forma a poder corresponder com soluções que assegurem a satisfação das suas necessidades;
• Cumprir os requisitos e a legislação aplicável aos processos, atividades e serviços desenvolvidos pela autarquia;
• Sensibilizar e trabalhar preferencialmente com fornecedores que evidenciem comportamentos que privilegiem o respeito pelo ambiente e as boas práticas de um sistema de gestão da qualidade implementado;
• Promover o respeito pela qualidade ambiental e a sustentabilidade do Concelho;
• Apostar em medidas de compromisso para fazer face às alterações climáticas que se consideram relevantes no contexto atual.
1. POLÍTICA DA QUALIDADE
A Política da Qualidade foi aprovada na reunião ordinária da Câmara Municipal de 18-01-2012 e revista em 30-04-2025 (versão MQ.06)
2. MANUAL DA QUALIDADE
Manual da Qualidade revisto em abril de 2025.
O Manual da Qualidade foi aprovado na reunião da Câmara Municipal de 12-09-2012.
Em reunião do Executivo de 17-07-2014 foi aprovada a alteração ao Manual da Qualidade de modo a incluir outros serviços no âmbito da certificação.
Aprovada alteração ao manual da Qualidade em Reunião do Executivo de 20-05-2019
Aprovada alteração ao Manual da Qualidade em Reunião do Executivo de 02-12-2021
Aprovada alteração ao Manual da Qualidade em Reunião do Executivo de 26-05-2022
3. ÂMBITO DA CERTIFICAÇÃO
O âmbito do SGQ é o seguinte:
– Gestão do Arquivo Municipal
– Gestão da Biblioteca Municipal
– Gestão da Piscina Municipal
– Serviço Municipal de Metrologia;
– Balcão do Munícipe
– Tecnologias e Sistemas de Informação
Como serviços de suporte, os Recursos Humanos e o Aprovisionamento.
Aos serviços supra referenciados foi renovada a certificação a 7 de agosto de 2022 pela LUSAENOR.
Validade do certificado: 2025-08-07
- CONSULTE OS DOCUMENTOS
POLITICA DA QUALIDADE DO MUNICIPIO DE VALENÇA
[Formato . pdf - 229 KB]CERTIFICADO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE EM PORTUGUÊS
[Formato . pdf - 229 KB]CERTIFICADO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE EM CASTELHANO
[Formato . pdf - 230 KB]CERTIFICADO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE EM INGLÊS
[Formato . pdf - 227 KB]PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DOS FORNECEDORES EXTERNOS
[Formato . pdf - 51 KB][Formato . pdf - 1289 KB]REQUERIMENTO PARA ACESSO, REPRODUÇÃO E REUTILIZAÇÃO DE DOCUMENTOS
[Formato . pdf - 142 KB]