Viver

OLIMPICS 4 ALL

No âmbito do Projeto “ Olímpicos 4 all” surgiu a equipa Olímpica de Valença. Trata-se de um projeto Inter Municipal, dirigido a pessoas com mais de 60 anos e onde são desenvolvidas as modalidades olímpicas, os participantes treinam uma vez por semana.

Anualmente realizam-se as olimpíadas e os jogos intercalares. O Município de Valença, este ano de 2025 organiza os jogos Intercalares.

A equipa de Valença conta atualmente com 30 participantes.

Esta atividade além de promover o convívio e a prática do desporto adaptado as condições físicas dos participantes, contribuiu também para prevenir e diminuir os riscos de doença e trazer ganhos em saúde.

REDE PORTUGUESA DE MUNICÍPIOS SAUDÁVEIS

O Município de Valença no ano de 2023 passou a integrar a rede de Municípios Saudáveis, A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis tem por objetivos:

– Apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do projeto Cidades Saudáveis nos municípios que pretendam assumir a promoção da saúde como uma prioridade da agenda dos decisores políticos;
– Apoiar e promover a definição de estratégias locais suscetíveis de favorecer a obtenção de ganhos em saúde;
–  Promover e intensificar a cooperação e a comunicação entre os municípios que integram a Rede e entre as restantes redes nacionais participantes no projeto Cidades Saudáveis da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Município ao integrar esta rede dará mais visibilidade ao seu trabalho e beneficia de apoio e orientação.

PROGRAMA ABEM

Este Programa resulta de uma parceria  entre a Câmara Municipal de Valença e a Associação Dignitude – Instituição Particular de Solidariedade Social para promoção do Programa Abem – Rede Solidária do Medicamento no concelho de Valença. 

Este programa tem como finalidade garantir que todas as  pessoas tenham acesso ao medicamentos. A implementação deste programa só foi possível graças à responsabilidade social  das  farmácias valencianas, Farmácia Moderna e Farmácia do Jardim. 

Os agregado familiar para beneficiar deste apoio tem que apresentar um rendimento per capita inferior a 50% do IAS – Indexantes dos Apoios Sociais, atualmente no valor de 240,21 euros.

Menu de Navegação